About

The Nasty Owl

    “The Nasty Owl” é um projecto jovem, criado no ano de 2010. Somos quatro jovens do concelho de Barcelos, que decidimos fazer uma banda rock. Elaboramos os nossos temas, todos originais, e começamos a dar alguns concertos, e mais não damos por causa das aulas. Já temos alguma experiência em palco, e esperamos ganhar mais ainda.
     Somos quatro jovens que tocamos rock, por oposição o que se faz normalmente, o metal. Achamos que o rock, seja qual for o subgénero, é um estilo de música enérgico e por isso deve cultivar-se.
     A banda foi criada com a iniciativa de Filipe Sá, vocalista/baixista, que juntamente com um amigo seu da Academia de Musica de Barcelos, Miguel Gonçalves, baterista, decidiram criar a banda de rock, na altura ainda uma banda muito elementar.
     Convidaram um guitarrista, mas ao fim de algum tempo, vendo que apenas um não chegava, decidiram procurar outro. Bastante tempo passou, até que Filipe, estudante no colégio Didálvi, viu um colega seu, Paulo Nogueira, guitarrista solo, a solar numa guitarra electro-acustica, um bom solo, e sem o conhecer sequer, propôs nesse mesmo dia, para que entrasse na banda como guitarrista principal, o que Paulo aceitou de imediato.
     Contudo, apesar de tudo parecer estar a melhorar na banda, o guitarrista que já estava na banda, agora guitarrista base, despede-se da banda, e deixa uma grande confusão quanto ao futuro da banda. É nessa altura, que Filipe convida para guitarrista base, um colega de turma, Pedro Ferreira, guitarrista base, que não tinha qualquer experiencia na altura de tocar em palco, e simplesmente sabia fazer os acordes, e pouco mais. Podemos dizer que na altura foi uma escolha desesperada, pois não nos lembramos de ninguém, e sendo sincero, ao fim de alguns ensaios arrependemo-nos da escolha. Mas o Pedro em pouco tempo, devido também a influência do Paulo, e claro também porque as circunstancias o empunham, evoluiu e tornou-se um bom guitarrista, que agora faz solos juntamente com o seu tutor.
     A banda evolui desta forma, no princípio fazendo musica mais elementar, e agora fazendo algo mais serio, sempre dentro do rock.     
     O nosso vocalista chama-se Filipe Sá, nascido no ano de 1994, de Lijó. É o vocalista, e também o baixista da banda. Estudou na Academia de Musica de Barcelos teoria musical e violino. Toca baixo acerca de um ano, e canta porque de todos nos é o que possui a voz mais indicada para o rock. Entre outras bandas, é fã inegável de Red Hot Chili Peppers, o que lhe dá versatilidade no baixo, e que lhe faz progredir na área do rock.   
     O baterista é Miguel Gonçalves nascido também no ano de 1994, de Galegos São Martinho, que também faz backing vocals na banda. Estudou também na Academia de Musica de Barcelos, onde se tornou amigo de Filipe. Estudava lá teoria musical e saxofone. Nesta altura estuda na escola da Fundação Calouste Gulbenkian em Braga. Baterista auto-didacta é fã de Queen, Beatles, Metallica, entre outros. De todos na banda é o mais musicalmente formado, e é a nossa “muleta” musical para as composições.
     O guitarrista solo é, como já foi referido, Paulo Nogueira, nascido no ano de 1993, o mais velho da banda, que mora em Panque, também faz Backing vocals. Aprendeu guitarra com um vizinho, professor de guitarra e teclas Armando Portelo, que leccionava na Academia Cultural e Recreativa de Carapeços. Em pouco tempo Paulo começou a dar nas vistas na guitarra, tornando-se o aluno para tocar solos na escola de música, evoluindo muito rápido na área do solo. Também andou num coro de igreja durante alguns anos, o que lhe permitiu criar uma voz aceitável para acompanhar. Também sabe um pouco de teclas. Quem conhece o Paulo diz que a guitarra é o seu melhor amigo, e que nunca está contente com o que faz ou toca, quer sempre mais. É fã doente por Dream Theater, banda que o tornou o guitarrista que é, ouve também Megadeth, Joe Satriani, Steave Vai, Avenged Sevenfold, e fã desde que se lembra de Linkin Park, o que lhe permite ser um “rockeiro”. Não é guitarrista de se prender a um estilo, sabendo tocar quase todos os estilos musicais.
     Por último, mas não menos importante, temos Pedro Ferreira que é o guitarrista base, que nasceu no ano de 1994, de Lijó. Aprendeu primeiramente guitarra no Colégio Didálvi com o Professor de guitarra e de língua portuguesa, Miguel Oliveira, vocalista e guitarrista base da banda Sinal. Após isso, aprendeu com o professor de Paulo Nogueira, Armando Portelo, e tornou-se melhor guitarrista. As influências são sobretudo Avenged Sevenfold, Guns n’ Roses, Joe Satriani...
     Nós, os The Nasty Owl já gravamos duas músicas num estúdio, tendo também experiencia nesse campo.
     Esperamos que a nossa banda cresça mais e dê frutos, e que possamos com o tempo tornar-nos uma boa banda.